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Inventário: 7 Dicas de Economia

Herdeiro(a),

Confira nossas orientações para reduzir as despesas do inventário dentro da lei e evite custos desnecessários desde o início

Você sabia que o inventário não precisa ser caro nem demorado? Com decisões inteligentes e orientação certa, é possível cortar custos que muitos herdeiros nem imaginam, tudo isso sem abrir mão da segurança jurídica.

Prepare-se para descobrir verdades que a maioria dos herdeiros desconhece. Ler este conteúdo agora pode ser o seu maior acerto.




Como pagar honorários justos

1ª Orientação - Contrate um advogado que cobra de forma justa e ética. Entenda como os honorários advocatícios podem ser reduzidos:

Um dos grandes diferenciais do Watzeck Advogados é que não usamos a forma mais cara de calcular os honorários.

Enquanto muitos escritórios cobram sobre o valor total da herança (incluindo o que não vai para você), nós descontamos a parte do meeiro(a) e aplicamos o cálculo apenas sobre o quinhão que realmente será recebido por você.

Também adotamos o valor técnico dos bens, que é menor do que o valor de mercado. Tudo isso, dentro das normas da OAB, garante honorários justos e éticos, como você merece.




Explore as brechas da lei

2ª Orientação - Contrate um advogado experiente que conhece as brechas da legislação

A diferença entre um inventário caro e um inventário mais econômico muitas vezes está nas brechas legais e fiscais que só um advogado experiente sabe identificar.

É possível, por exemplo, reduzir ou até isentar o pagamento de ITCMD, usar o valor venal dos bens em vez do valor de mercado, excluir corretamente a parte do cônjuge meeiro da herança, e até solicitar justiça gratuita em situações específicas.

Aqui no Watzeck Advogados, vivemos isso na prática: Sabemos como ajustar a base de cálculo do ITCMD de forma legal, evitando que você pague mais imposto do que precisa.

Além disso, um advogado especialista saberá recomendar a modalidade ideal para o seu caso, podendo seguir pelo Inventário Extrajudicial (mais rápido e econômico), Inventário Híbrido ou até mesmo o Judicial, que em alguns casos, pode ser a opção mais econômica se não houver pressa. A recomendação ideal da modalidade de resolução do inventário evita desperdícios de tempo e dinheiro.

São estratégias que passariam despercebidas por quem não atua exclusivamente com inventários.




Agilize para reduzir custos

3ª Orientação - Inicie o inventário o mais rápido possível para dar tempo de receber desconto e evitar multas

Deixar o inventário para depois pode custar caro. A legislação estabelece um prazo de 60 dias a partir do falecimento para pagar o imposto.

Se esse prazo for ultrapassado, o ITCMD, imposto obrigatório no inventário, passa a ser cobrado com multa, que pode chegar a 20% do valor do imposto, além de juros. Ou seja, quanto mais tempo o procedimento fica parado, mais caro ele fica.

Além disso, em alguns Estados, como São Paulo, há descontos para quem realiza o inventário dentro do prazo, ou seja, quanto mais rápido agir, maior a chance de economizar legalmente.




Esteja em acordo com os herdeiros

4ª Orientação - O segredo para um inventário rápido e econômico pode estar em suas mãos: todos os herdeiros devem estar em acordo sobre a partilha

Quando todos os herdeiros estão de acordo a lei permite realizar o inventário de forma extrajudicial. Isso significa que o procedimento será resolvido no escritório do advogado e ao fim é formalização no cartório.

É muito importante que os herdeiros tenham conversas tranquilas e focadas em realizar o inventário. Outra recomendação é agilizar o inventário, pois a demora, pode dar chance para as divergências começarem.

Com todos os herdeiros em acordo, podemos evitar o Judiciário, reduzindo as burocracias e custos com taxas judiciais.




Salve os extratos antes do bloqueio bancário

5ª Orientação - Uma atitude simples hoje pode evitar burocracia e multa amanhã: por que salvar os extratos bancários é essencial logo após o falecimento?

Se o falecido deixou saldos bancários, seja em conta corrente, poupança ou investimentos, e você, herdeiro(a), ainda tem acesso à conta, a melhor atitude que você pode tomar agora é salvar os extratos bancários o quanto antes.

Isso porque, após o falecimento, os bancos bloqueiam todas as contas assim que são notificados oficialmente. Até mesmo contas conjuntas podem ser bloqueadas. Esse bloqueio acontece, geralmente após o cartório de registro civil comunicar o óbito à Receita Federal, que por sua vez informa os bancos.

Sem o extrato em mãos, o advogado não consegue comprovar quanto havia na conta, e isso vai impedir que o inventário siga adiante.

A partir do bloqueio, para conseguir os extratos, os herdeiros dependerão de um procedimento à parte exigido pelos bancos: a Escritura de Inventariante, que vai gerar gastos extras.

👉 Ou seja: uma simples atitude hoje pode evitar burocracia e economizar dinheiro amanhã: salve os extratos.

E mais: se for necessário passar pelo procedimento de Escritura de Inventariante, você pode acabar ultrapassando o prazo legal para iniciar o inventário, o que vai gerar multa.




Emita as certidões no momento certo

6ª Orientação - Certidões emitidas antes da hora perdem a validade e geram gastos desnecessários no seu inventário

Você pode saber que, para realizar o inventário, será necessária uma série de documentos, o que inclui algumas certidões dos herdeiros, do falecido e dos imóveis.

Sabendo disso, muitos herdeiros, por conta própria, solicitam no cartório as certidões atualizadas. O cartório cobra a cada vez que emite as certidões.

O problema é que elas perdem a validade 30 dias após a emissão, mas precisam ser apresentadas dentro da validade em dois momentos diferentes: ao longo dos trabalhos do advogado e, no final, no ato da assinatura da Escritura de Inventário. Ou seja, se você emitir antes da hora, elas podem expirar e você precisará gastar novamente.

Então, você pode estar se perguntando: "Mas como vou apresentar os documentos iniciais para o advogado iniciar os trabalhos do inventário?"

É simples. Permita-se ser guiado pelo advogado. Aqui no Watzeck Advogados, nós iniciamos o inventário com a documentação básica e, ao longo dos trabalhos, no momento certo em que a certidão for necessária, nós mesmos emitiremos as certidões para você, administrando os prazos para evitar custos com a reemissão.

O bom disso é que o trabalho de solicitar a emissão aos cartórios fica conosco. Você só precisa nos reembolsar os custos mediante comprovação do recibo dos cartórios.




Escolha um especialista em inventário

7ª Orientação - Cuidado com escolhas equivocadas: um advogado generalista pode custar caro demais para o seu bolso

Contratar um advogado realmente especializado em inventários vai muito além de garantir que o processo seja feito corretamente — significa, principalmente, economizar de forma significativa ao longo de todas as etapas e evitar problemas futuros que geram custos.

E por que isso acontece? Porque um especialista conhece os caminhos legais que possibilitam economia. São detalhes técnicos, decisões estratégicas e escolhas inteligentes que, quando aplicadas corretamente, reduzem consideravelmente os custos com impostos, taxas cartorárias, certidões e outras despesas envolvidas.

Há oportunidades de economia em todas as fases do inventário.

Ao longo dos anos, já atendemos inúmeros herdeiros que vieram até nós para defendê-los em situações de autuação da Fazenda Estadual devido a falhas no cálculo e recolhimento do ITCMD por conta de erros cometidos por advogados generalistas. Algumas vezes esses herdeiros viraram réus de ações judiciais, ou seja, foram processados pela Fazenda Estadual.

Embora o inventário possa parecer um processo simples à primeira vista, ele envolve decisões técnicas, tributárias e jurídicas que exigem conhecimento aprofundado. Um advogado generalista pode até iniciar o procedimento, mas só um especialista enxerga oportunidades para concluir o inventário reduzindo prazos e custos de forma segura e legal, sem deixar pontas soltas para o futuro.




Como o Watzeck Advogados ajuda você a economizar?

O Watzeck Advogados atua exclusivamente com inventários desde 2008. Nossa experiência nos permite antecipar problemas, encontrar soluções seguras e garantir o melhor caminho para cada caso.

Conhecemos profundamente as exigências legais do Estado de São Paulo, dominamos os detalhes da legislação do ITCMD, entendemos o funcionamento dos cartórios e atuamos sempre com foco na redução ética e eficiente das despesas.

Sabemos como escolher a melhor tabela da OAB para cobrar os honorários, sempre priorizando a opção mais econômica para os herdeiros. E mais: ao analisar o valor dos bens, não utilizamos o valor de mercado (que é mais alto), e sim o valor técnico e isso pode reduzir o valor total do inventário em milhares de reais.

Nossa missão é clara: resolver seu inventário com o menor custo possível. E fazemos isso com:

  • Honorários justos e éticos, que respeitam seu quinhão;

  • Estratégias para reduzir impostos;

  • Atuação ágil e eficiente, que evita atrasos, multas e retrabalho.


Você e sua família merecem um atendimento especializado, certeiro e transparente.

Economize no inventário com quem entende do assunto

Você, herdeiro(a), não precisa gastar mais do que o necessário no inventário. No Watzeck Advogados, nossa equipe é especialista em inventários desde 2008 e trabalha com foco total em economia e agilidade.


Conhecemos a fundo os caminhos legais para reduzir despesas e acelerar cada etapa.


Além disso, nossos honorários são justos e éticos, sempre pensados para beneficiar você, herdeiro(a).

Inventário: 7 Dicas de Economia

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199 Avaliações

Nota Média:

5.0

Depoimento cliente Marisa Brussolo

Marisa Brussolo

há 2 meses

Equipe muito organizada, preparada, atenciosa, todas as dúvidas respondidas na hora, inventário pronto e registrado  em 10 dias , e tudo via WhatsApp. Super recomendo!

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Depoimento cliente Cecília Regina Monteiro

Cecília Regina Monteiro

há 28 dias

Sou empresária do ramo da contabilidade. Já precisei resolver o inventário antes, quando perdi meu pai. Desta vez infelizmente foi minha mãe quem partiu...
[Continua no áudio]

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Atendemos todo o Brasil, especialmente herdeiros que moram no Estado de São Paulo.

Graças à tecnologia do nosso escritório e dos órgãos envolvidos, como cartórios e até tribunais, tudo pode ser feito com praticidade e segurança. Então, se preferir, é possível nos contratar para resolver o seu inventário sem que você precise sair de casa.

Mesmo se você estiver distante do nosso escritório, você consegue usufruir da tranquilidade de uma empresa especialista em inventários, que atua desde 2008 e tem centenas de avaliações no Google com nota máxima de 5 estrelas.

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